O café é comida saudável: Mito ou fato?

benefícios do café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e tem a fama de dar mais disposição e energia, mas os benefícios do café vão muito além disso. O café tem compostos benéficos que aliviam a fadiga, aceleram o metabolismo e ainda combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e maior risco para o desenvolvimento de doenças.

Saiba os motivos para incluir o café no dia a dia:

  • Aumenta a concentração: o consumo do café contribui para melhorar o rendimento cognitivo pela presença da cafeína. Além disso, o café aumenta o estado de atenção e da energia e diminui o cansaço.
  • É fonte de minerais: zinco, potássio e ferro estão presentes no café e são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
  • Café acelera o metabolismo: a bebida funciona como um ativador natural, por isso, acelera o metabolismo e a lipólise, contribuindo para a queima de gorduras.
  • Previne Alzheimer: a cafeína e outros compostos com ação antioxidante exercem papel neuroprotetor contra a doença de Alzheimer, pois colaboram para reduzir o estresse oxidativo ao neutralizarem a ação dos radicais livres.
  • Diminui risco de diabetes mellitus: alguns estudos apontam que o consumo de café pode ser benéfico na prevenção desse tipo de diabetes, já que a bebida pode aumentar o nível de adiponectina, um hormônio ligado à redução da resistência insulínica.
  • Previne a bronquite: a cafeína está ligada à teofilina, uma substância que ajuda a relaxar os músculos e auxilia no combate às infecções pulmonares.
  • Diminui a oxidação do colesterol e diminui o risco de infarto e AVC: segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, o café pode contribuir para este efeito, no entanto, o mais indicado é que o café seja coado em filtro de papel.

veja os principais mitos e verdades sobre o café

O café sempre esteve relacionado a diversos mitos e verdades. Conheça os principais:

café emagrece?

Verdade! A cafeína é uma substância termogênica, que acelera o metabolismo e facilita a queima de calorias. Porém, quando o objetivo é perder peso, é importante que o consumo da cafeína esteja aliado à atividade física e à alimentação balanceada.

crianças não podem tomar café?

Mito! As crianças podem, sim, consumir café. Inclusive acabam consumindo cafeína através de outros alimentos, como refrigerante à base de cola, chás gelados e chocolates. No entanto, não é bom exagerar no consumo, já que pode deixar as crianças mais agitadas.

café é antioxidante?

Verdade! Por conter substâncias antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres no organismo, o café pode trazer benefícios para a pele e demais estruturas.

café causa dor de cabeça?

Mito! Por ser vasoconstritora, a cafeína pode ajudar a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça. Aliás, muitos medicamentos para dor de cabeça contêm, em sua composição, cafeína. No entanto, para pessoas sensíveis a cafeína

o café aumenta a performance de praticantes de atividades físicas?

Verdade! A cafeína alivia a fadiga e proporciona mais energia e disposição na hora do treino.

o café nos deixa mais atentos?

Verdade! Uma xícara de café forte, em jejum, pode produzir em curto espaço de tempo o aumento da acuidade mental e sensorial, além de elevar os níveis de energia, o que nos torna mais atentos.

o café vicia?

Verdade! O consumo frequente da bebida pode causar dependência, uma vez que ocorrem adaptações celulares que causam tolerância aos efeitos da cafeína. Pessoas que fazem ingestão crônica de cafeína podem sentir dores de cabeça, ansiedade e nervosismo ao diminuírem a dose.

café faz mal?

Depende! Se consumido moderadamente (até quatro xícaras pequenas por dia, de forma espaçada), o café não faz mal. Ao contrário, promove diversos benefícios. É importante lembrar que tudo em excesso faz mal. Por isso, mesmo que os benefícios do café sejam extensos, os malefícios do café também existem, especialmente quando é consumido acima do recomendado. O excesso de café pode provocar aumento dos níveis de cortisol – o hormônio do estresse que também está relacionado com o aumento do peso, além de desencadear outros efeitos como: aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, ansiedade, insônia e redução da qualidade do sono.

tomar café depois do almoço faz mal?

Verdade! Este hábito pode diminuir a absorção de nutrientes como ferro e cálcio, podendo provocar diminuição da densidade óssea e aumento do risco de osteoporose e anemia.  Dê um intervalo de 1-2 horas para tomar café após o almoço.

 

Fonte: www.natue.com.br

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